Exposição “Encantarias Cariri” reúne imagens de mestres e mestras da região do Cariri cearense no Centro Cultural do Cariri

Com fotografias de Samuel Macedo e curadoria de Bitu Cassundé e Fabiana Barbosa, a mostra é composta por 28 retratos e segue aberta ao público até fevereiro.
Mestra Zulene Galdino. Foto: Samuel Macedo, 2023.

Resultado de uma longa convivência do fotógrafo Samuel Macedo com os mestres e mestras da cultura do Cariri cearense, “Encantarias Cariri” é a primeira exposição individual do artista. Reunindo um conjunto de 28 retratos, a mostra foi aberta na programação do XV Encontro Mestres do Mundo, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, de 07 a 10 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri.

As imagens narram sobre o ofício e a vida destes detentores de saberes. Com visitação gratuita, a exposição está localizada no Átrio – piso 0, e fica aberta ao público até o mês de fevereiro, nas quintas e sextas, das 15h30 às 18h30 e sábados e domingos, das 9h às 19h30. A classificação indicativa é livre.

O recorte apresentado por Samuel é resultado de sua aproximação com as pessoas que integram as manifestações da cultura de tradição popular da região, onde desenvolveu uma relação de amizade e cuidado. Apresentando os saberes e encantarias do território, o artista transmite, por meio de sua sensibilidade, a beleza das maestrias que compõem esse lugar.

Apresentando os mestres e mestras do Cariri cearense, titulados como “Tesouros Vivos” pelo Governo do Estado do Ceará, através da Lei 13.842, de 27 de novembro de 2006, a mostra traz o resultado de um roteiro recente realizado pelo fotógrafo. Ao adentrar as casas e terreiros destes detentores de saberes, Samuel captou fragmentos do tempo ancestral, que é também presente e futuro.

“Habilmente registrada pelo artista Samuel Macedo, a exposição revela mais do que retratos: imagens amorosas que resultam da intimidade e do pertencimento”, explica Bitu Cassundé, curador da exposição. Cassundé ainda afirma que o fotógrafo utiliza de um método para o registro alicerçado no respeito, convivência e afetuosidade.

Fabiana Barbosa conta que: “Encantarias Cariris é uma reunião de retratos que registram o olhar de encantamento do Samuel Macedo ao encontrar-se com os mestres e mestras da cultura do cariri nos seus terreiros, casas e oficinas”. A curadora afirma ainda que a mostra tende a crescer com outros encontros com mestres e mestras da cultura de todo o território cearense, a serem registrados pelo olhar do fotógrafo.

 

Sobre Samuel Macedo

Fotógrafo, músico e viajante, Samuel Macedo é um cearense do mundo. Das incursões primeiras pelos terreiros de sua terra natal, o Cariri cearense, ganhou os quintais e terreiros em expedições iniciadas na adolescência. Foi ainda menino que descobriu sua fascinação pela imagem. O avô tinha uma oficina de onde saíam as traquitanas mais fantásticas, entre elas sua primeira câmera, uma pin hole. Observando os muitos personagens que povoavam seu imaginário – benzedeiras, rezadores, aboiadores, mestres de reisado e cantadoras – herdou sua sina de fotógrafo e retratista. Samuel percebe em cada traço e cada gesto, uma narrativa das gentes do Brasil a fora.

 

Sobre o XV Encontro Mestres do Mundo

O XV Encontro Mestres do Mundo – Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, tem como tema  “20 Anos de Futuro”  evoca perspectivas para o futuro de uma das mais importantes políticas culturais do Estado do Ceará – Tesouros Vivos -. Com programação diversa, o Encontro Mestres do Mundo é uma importante iniciativa de reconhecimento e valorização das manifestações e expressões da cultura popular cearense.

Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o XV Encontro Mestres do Mundo Conta com o apoio do Mercado AlimentaCE, da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, da Casa de Antonio Conselheiro, da Casa de Saberes Cego Aderaldo e do Instituto Dragão do Mar.

 

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil m2, constituído de espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processo de estruturação.

Atualmente, está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skate, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO
Exposição “Encantarias Cariri” de Samuel Macedo
De dezembro de 2023 até fevereiro de 2024
Local: Átrio, piso 0 – Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 — Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato-CE

Pular para o conteúdo